Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Regras do Basquetebol

Basquetebol


O basquetebol, ou simplesmente basquete, é um esporte coletivo praticado entre duas equipes. Ele é jogado com uma bola, onde o objetivo é inseri-la no cesto fixo que está localizado nas extremidades da quadra.

Atualmente, o basquetebol é um dos jogos olímpicos mais populares no mundo. Nas escolas, é um dos esportes mais praticados nas aulas de educação física.

Você sabia?

O termo “basquetebol” vem da língua inglesa, onde “basket” significa “cesto” e “ball”, bola. Portanto, no inglês é Basketball.
Origem e História

O basquetebol foi criado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismith (1861-1940).

Na época, ele trabalhava na Associação Cristã de Moços de Springfield, Massachusetts, nos Estados Unidos.




O esporte surgiu como uma alternativa ao inverno rigoroso da região, em detrimento dos outros praticados ao ar livre como o basebol e o futebol.

Além disso, a ideia original era criar um esporte menos violento que o futebol americano. Aliado à isso, o professor criador pretendia integrar os alunos nas aulas de educação física e estimular a coletividade dos grupos.

O primeiro jogo oficial de basquete foi disputado em 1892, e teve uma plateia aproximada de 200 pessoas. Nesse mesmo ano, as mulheres começaram a praticar essa modalidade. Já a primeira partida feminina ocorreu em 1896.

A modalidade feminina foi inserida pela professora de educação física Senda Berenson (1868-1954). Foi também em 1896 que o esporte chegou ao Brasil, trazido pelo norte-americano Augusto Louis.

Curioso notar que no início o esporte era praticado com uma bola semelhante à de futebol. Somente em 1984 que a bola de basquete, tal qual conhecemos hoje, foi desenvolvida por uma empresa de Massachusetts.

Somente mais tarde que o basquetebol foi considerado um esporte olímpico. O primeiro jogo de basquete aconteceu nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936, em Berlim.

Esse momento representou uma grande conquista para a disseminação do esporte pelo mundo. Hoje, cerca de 200 países são filiados à FIBA, Federação Internacional de Basquetebol.Essa organização foi fundada em 1932 e é responsável por organizar os eventos relacionados com o basquete em nível mundial. Atualmente, sua sede está localizada em Genebra, na Suíça.


Regras do Basquetebol

O basquetebol tem como objetivo inserir a bola no cesto correspondente à sua equipe. Portanto, há dois cestos em cada extremidade de quadra a 3,05 metros do chão. O local onde está o cesto é chamado de tabela.

Tabela de Basquetebol
Tabela de basquetebol

Ganha a equipe que fizer o maior número de pontos. Note que os pontos variam segundo o local de arremesso. Ou seja, para lance livre é somado um ponto, do contrário, dois pontos são somados ao placar.
Há ainda, os pontos feitos quando os jogadores estão próximos da linha de três. Como o próprio nome indica, nesse caso, três pontos são contados.
O jogo está dividido em 4 tempos, sendo 10 minutos para cada. Ele está baseado em batidas, passes de bola e posições de defesa e ataque.
Os passes de bola podem ser: passe com a mão, passe de peito, passe picado (ou quicado), passe de ombro e passe por cima da cabeça.
Já os arremessos mais utilizados são a bandeja e o jump. As chamadas "enterradas" ocorrem mediante um salto e a colocação da bola no cesto.
Note que os jogadores não podem dar mais de três passos com a bola nas mãos. Antes disso, ele deve passar para o colega do time.

Faltas

Num jogo de basquete um jogador não pode receber mais que 5 faltas. Se isso acontecer, ele está fora do jogo. As faltam podem ser cometidas quando o jogador dá mais de dois passos sem quicar a bola.
Além disso, o jogador não pode permanecer mais que 5 segundos com a bola nas mãos. Isso faz com que o basquete seja um jogo bem dinâmico.
Já na área denominada “garrafão”, os jogadores não podem permanecer mais de 3 segundos.
Por fim, e como é óbvio, agressões entre jogadores são consideradas faltas e ainda, se encostar nos braços ou mãos do adversário que está com a bola.

Jogadores

O basquetebol é disputado entre duas equipes de 5 jogadores cada. São classificados em armadores (base), extremos e postes (pivôs).
Isso dependerá de sua posição e objetivos no desenvolvimento do jogo. Os armadores estão localizados no centro da quadra e, portanto, são a "cabeça" do time.
Os extremos, como o nome indica, são aqueles que ficam próximos das linhas laterais. Já os pivôs, são responsáveis por maior parte dos arremessos de bola ao cesto.
Geralmente, os postes são jogadores maiores e mais ágeis da equipe. São eles também que fazem o rebote das bolas, ou seja, recuperam a bola após o arremesso.

Quadra

O basquetebol pode ser jogado numa quadra fechada, ou mesmo, ao ar livre. As dimensões são de 28 metros de comprimento por 15 metros de largura. No mínimo ela apresenta um comprimento de 26 metros por 14 metros de largura.

Quadra de basquetebol
Quadra de basquetebol e suas marcações

A quadra de basquetebol apresenta diversas linhas e marcações:
  • Linhas Laterais: delimitam o espaço de jogo.
  • Linhas Limites: também delimitam o espaço de jogo, no entanto, estão localizados atrás dos cestos.
  • Linha Central: localizada bem no meio da quadra, ela divide o espaço total em dois iguais.
  • Círculo Central: acima da linha central está um círculo desenhado bem no meio da quadra que possui cerca de 3,6 metros de diâmetro.
  • Linha de 3 pontos: linha circular localizada a 6,75 metros de cada cesto. Recebe esse nome pois os lances desse local valem 3 pontos.
  • Linha de Lance Livre: localizada mais próxima do cesto e de maneira frontal os jogadores lançam a bola.

Curiosidades sobre o Basquete

  • Os Estados Unidos é um dos maiores destaques no basquete mundial. Alguns dos melhores jogadores americanos são: Magic Johnson, Michael Jordan, Oscar Robertson, LeBron James, Larry Bird, Bill Russell, Shaquille O’Neal, Kobe Bryant, Wilt Chamberlain e Kareem Abdul-Jabbar.
  • No campeonato da NBA nos Estados Unidos, o tempo também é dividido em 4 períodos, contudo, cada um possui 12 minutos, ao invés de 10.
  • No Brasil, os jogadores de basquetebol mais conhecidos são: Oscar Schmidt, Hortência, Paula e Janeth.
  • No início, o cesto de basquete não era furado. Ou seja, cada vez que a bola entrava no cesto, alguém precisava tirá-la com auxílio de uma escada.
  • A pontuação mais alta na história do basquete ocorreu em 1983 entre as equipes: Denver Nuggets e Detroit Pistons. O placar atingiu 370 pontos (186 a 184) com vitória do Detroit Pistons.
  • Mats Wermelin, um sueco de apenas 13 anos, entrou para o Guinness Book, visto que em 1974 marcou o maior número de pontos individuais. No total, foram 272 pontos numa só partida.

domingo, 14 de outubro de 2018

Natação: regras, benefícios, treinos, calorias

Natação: regras, benefícios, treinos, calorias


A natação consiste basicamente na movimentação sobre a água. É uma das práticas e uma das modalidades esportivas mais antigas. Algumas de tais modalidades fazem parte dos Jogos Olímpicos.

As dimensões de uma piscina olímpica são de 50 x 25 metros, e de 2 metros de profundidade. No geral, pode ser praticada em espaços tanto abertos quanto fechados, assim como pode ser praticada por homens e por mulheres. Os objetos usados para essa prática variam de acordo com a modalidade em questão. Nas competições da chamada natação pura, por exemplo, são usados apenas equipamentos que facilitem o deslocamento do competidor pela piscina, como toucas e óculos adequados. A entidade de âmbito internacional responsável pela fiscalização e pela manutenção dos eventos é a FINA, Federação Internacional de Natação.
As regras gerais da natação

Nas competições de natação pura, a piscina é dividida em 8 partes iguais, sendo cada uma delas denominada raia. Cada um dos competidores ocupa uma raia e aqueles que possuem os melhores tempos têm o direito de ocupar as raias mais centrais. As regras das competições variam de acordo com a forma como se nada: borboleta, peito, estilo livre ou nado de costas. Mas, no geral, um atleta ou uma equipe podem ser desclassificados da competição quando queimam a saída duas vezes ou quando não encostam alguma parte do corpo durante a virada na outra extremidade da piscina. Em caso de equipes de revezamento, além disso, se um competidor saltar na piscina antes que seu companheiro toque a borda dela, a equipe é eliminada.
Outras modalidades da natação

A prática da natação possui algumas variações, e muitas delas são, não só modalidades esportivas, mas modalidades olímpicas. Algumas das mais comuns são:
Natação pura
Pólo aquático
Águas abertas
Nado sincronizado

Regras do Triatlo: tudo sobre treinamento e história do triathlon



O triatlo (triathlon) é uma modalidade esportiva que surgiu na cidade de San Diego na década de 1970. Tal evento atlético consiste na combinação de três provas, que, de acordo com as regras, devem ser realizadas consecutivamente e sem interrupção pelos competidores. Na maioria dos eventos esportivos atuais, o triatlo denomina um conjunto de práticas composto por natação, ciclismo e corrida. Pode ser praticado tanto por homens quanto mulheres, em espaços tanto fechados quanto abertos.




Os objetos utilizados variam de acordo com a modalidade em questão. Na natação, por exemplo, são usados equipamentos que garantam maior eficiência no deslizamento sobre a água, como toucas e óculos adequados. No ciclismo, por sua vez, é usada uma bicicleta apropriada, bem como equipamentos que garantam a segurança do participante. O objetivo principal de uma equipe em tal esporte é conseguir executar todas as tarefas em um tempo menor que os demais competidores.


As principais organizações de triatlo

O triatlo possui uma entidade em âmbito global, responsável pela manutenção das regras e pela promoção e fiscalização de eventos de grandes porte. Tal entidade é a ITU, União Internacional de Triatlo. No Brasil, por sua vez, também há uma organização com funções semelhantes, porém com influência e aplicação em nível mais local. Esse grupo recebe o nome de CBTri, Confederação Brasileira de Triatlo.
As formas e modalidades do triatlo

As variações do triatlo são denominadas de acordo com as distâncias a sere percorridas em cada uma das modalidades. Algumas dessas principais variações são:
Ironman: 3,8 quilômetros de natação, 180 quilômetros de ciclismo e 42 quilômetros de corrida
Meio-Ironman: 1.9 quilômetro de natação, 90 quilômetros de ciclismo e 21 quilômetros de corrida
Sprint: 760 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de corrida
Olímpico: 1,5 quilômetro de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida
Ultraman: 10 quilômetros de natação, 421 quilômetros de ciclismo e 84 quilômetros de corrida

Atletismo: regras, modalidades, corrida, arremessos e regras

Atletismo


O atletismo é uma das mais antigas formas esportivas. Fez parte dos primeiros Jogos Olímpicos, criados pelos gregos, em 776 a.C. O atletismo consiste, basicamente, em um conjunto de práticas esportivas, podendo elas serem classificadas de forma geral em corridas, saltos e lançamentos. Cada uma das três possui certas subdivisões.



O atletismo pode ser praticado por homens, bem como pode também ser praticado por mulheres. Grande parte de suas modalidades são praticadas em quadras fechadas, com exceção, por exemplo, de maratonas, que costumam ser executadas em meios urbanos públicos. Os objetos utilizados variam de acordo com a modalidade em questão. A entidade responsável pela manutenção das regras e pelos eventos de âmbito internacional é a IAAF, Associação Internacional de Federações de Atletismo. No Brasil, esse papel é exercido pela CBAt, Confederação Brasileira de Atletismo.

 
Corrida

Essa modalidade pode ser subdidivida em:
Corrida de pista: É a forma mais tradicional. É praticada em pistas de formato oval. A pista é dividida em várias faixas, que limitam o espaço de cada um dos competidores. Sua extensão pode ser de 100, 200 ou até 400 metros.
Corrida com obstáculos: Como o próprio nome diz, é uma corrida que apresenta obstáculos a serem ultrapassados ao longo da pista. Normalmente é disputada em estádios e a extensão do percurso pode ser de 100, 110, 400 e até 3000 metros.
Corrida de Meio Fundo: Também conhecida como corrida de média distância. Nessa subdivisão, não é obrigatório que os competidores se mantenham o tempo todo em suas raias. A distância do percurso pode variar entre 800 e 1500 metros.
Corrida de Fundo: Também conhecida como corrida de longa distância. Nesse tipo, o tamanho do percurso a ser feito pode variar de 5000 a 10000 metros.
Corrida de revezamento: São disputadas por equipes. Cada equipe possui quatro atletas, e cabe a cada um percorrer um quarto do percurso com um bastão e entregá-lo ao parceiro que se encontra ao final de seu trajeto.
Maratona: É uma espécie de corrida de longa distância. É realizada em meios públicos, geralmente estradas. Seu percurso têm, em média, 42 quilômetros.
Salto

Essa modalidade tem como subdivisões:
Salto em altura: Também conhecido como salto vertical. Nessa modalidade, o atleta deve correr por uma pista uma distância mínima de 20 metros e, com o auxílio de uma vara, deve saltar por uma barra horizontal, denominada sarrafo. É permitido que o atleta toque a barra. A altura do sarrafo aumenta a cada salto realizado pelo atleta. O vencedor é aquele que conseguir dar o maior deles.
Salto em distância: Também conhecido como salto horizontal. Nesse tipo de salto, o atleta deve correr em uma pista por aproximadamente 40 metros e, em seguida, realizar um salto. Esse salto, deve ser feito antes de uma marca estabelecida. O vencedor é aquele que conseguir alcançar a maior distância na areia.
Lançamento

Os lançamentos podem ser de martelo, de peso, de disco ou de dardo. As massas dos objetos em questão são variáveis, de acordo com o gênero do competidor. Em geral, os lançamentos são feitos no interior das pistas de corrida. Os vencedores, obviamente, são os competidores que mais se aproximarem do alvo determinado ou que conseguirem fazer os respectivos objetos alcançarem a maior distância.

Regras do Tênis de Mesa – Como jogar Ping Pong

Tênis de Mesa


O Tênis de Mesa (popularmente conhecido como Ping Pong) é um esporte de origem inglesa do século XIX. Atualmente, é um dos esportes mais populares do mundo em número de jogadores, sendo a China um dos países em que mais se joga. Os dois grandes eventos esportivos em que o tênis de mesa é praticado hoje são o Campeonato Mundial de Tênis de Mesa e os Jogos Olímpicos




Por muito tempo, usou-se o nome ping pong para se referir a esse esporte, até que esse se tornou uma marca registrada. Hoje, o termo pingue-pongue é usado apenas para se referir ao jogo com fins recreativos. Pode ser praticado tanto por homens quanto mulheres, bem como pode ser jogado por um jogador ou uma dupla em cada equipe. As partidas ocorrem sobre uma mesa retangular, onde há uma rede que a divide ao meio, e os objetos usados no tênis de mesa são uma raquete e uma bola.

O objetivo do jogo é a marcação de pontos, por meio de faltas cometidas pelos jogadores adversários ou fazendo com que a bola atravesse a linha base da área adversária na mesa.
As regras do tênis de mesa

Uma partida de tênis de mesa é sempre dividida em números ímpares de sets. Os campeonatos nacionais costumam ter 5 sets e os internacionais, 7 sets.

Dessa forma, os respectivos torneios são disputados em melhor de 5 e de 7, ou seja, a equipe que conquistar, respectivamente, 3 e 5 sets é considerada a vencedora. Cada set é vencido no momento em que um jogador completa 11 pontos. Em caso de empate de 10 pontos para ambas as equipes, o desempate é feito quando um dos jogadores ou duplas conquista dois pontos de vantagem em relação ao adversário.

A equipe que começa o jogo com o direito de saque é escolhida através de um sorteio. Independente de quem conquiste os pontos, as regras do tênis de mesa indicam que cada equipe tem o direito de sacar duas vezes consecutivas. Caso a equipe seja constituída de uma dupla, cada jogador deverá sacar apenas uma vez.

Além disso, há uma série de restrições e imposições a esses. Durante o saque, o jogador deve segurar a bola a uma determinada altura e deve sacá-la a uma altura de 16 centímetros acima da posição de repouso em que ela se encontrava.

A bola, por sua vez, deve tocar seu lado da mesa e o lado adversário da mesa. O ponto é marcado quando a bola atravessa a linha de fundo do lado adversário ou quando o adversário comete faltas, tais como fazer com que a bola encoste na rede ou saia da mesa pelas laterais.
O sistema de aceleração
Além de manter o dinamismo da partida, é usado para garantir que não haja falta de competitividade
Assegura a proibição da simples troca de bola, sem a intenção de marcar pontos
Determina que, se, com 10 minutos de duração de um set, nenhuma das equipes alcançar a quantia de 9 pontos, a equipe que fizer os próximos 13 retornos bem executados ganhará o ponto

Bocha: Como jogar Bocha – Conheça as regras

Bocha


A bocha é um esporte com origem no império Romano. Com a expansão do Império, foi sendo difundida entre os demais povos europeus e se tornou popular, bem como tradicional, em países como a Itália, a França, a Espanha, a Inglaterra e Portugal. Pode ser jogado tanto por homens quanto mulheres, em quadras abertas ou fechadas.

É um esporte de extremamente popularidade entre os idosos, apesar de ter certa adesão do público jovem. O objeto usado para a prática desse esporte recebe o nome nome do jogo, bocha. Trata-se de uma bola pequena de madeira ou resina sintética. A bocha é o jogo principal de eventos esportivos de âmbito internacional, tais como o Campeonato Mundial de Bocha.




Há uma instituição de nível global responsável pela promoção e da fiscalização de evento, a Confederação Mundial de Bocha. Na América Latina, por sua vez, há uma organização de menor escala com mesmas funções, a Confederação Sul-Americana de Bocha.
O objetivo principal do jogo

O objetivo da bocha consiste na marcação de pontos, através do lançamento das bolas, a fim de que elas se aproximem de um ponto, determinado aleatoriamente pelo lançamento de um objeto, o bolim.
As regras da bocha
Pode ser jogado entre duas pessoas ou duas equipes.
Cada jogador ou equipe tem direito a 4 bochas por partida.
O início da partida se dá com o arremesso de uma bola pequena denominada bolim. O lugar em que o bolim para passa a ser o ponto daquela partida do qual as bochas devem ser aproximadas.
Em seguida, os jogadores começam o lançamento das próprias bochas.
É permitido aos jogadores eliminarem uns aos outros, através do distanciamento das bochas adversárias ao chocá-las com as próprias bochas.
O lançamento das bolas deve ser feito pelo ar. Os jogadores não podem deslizá-las enquanto rolam.
O jogador ou equipe vencedora é aquele que conseguir aproximar mais bochas do ponto estabelecido e, consequentemente, conseguir conquistar mais pontos.

Vôlei de Praia: regras, fundamentos e história

Vôlei de Praia


O vôlei de praia, também chamado de volley de praia ou voleibol de praia, é um esporte de origem norte-americana do século XX é uma variação do vôlei. Dessa forma, apresenta uma estrutura semelhante. A quadra atravessada por uma rede que a divide em dois campos, entretanto, deve se localizar num espaço aberto e o chão deve ser arenoso.

Obviamente, então, suas partidas são realizadas em praias. Pode ser praticado tanto por homens quanto mulheres. Uma partida exige que haja dois times disputando a conquista de sets, cada um dos times sendo composto por dois jogadores. O objeto usado para a prática do vôlei de praia é uma bola.

Entretanto, outros objetos são usados com muita frequência durante esses jogos, a fim de manter a integridade da saúde dos jogadores e seu bom desempenho, tais como óculos escuros e bonés. A instituição responsável pela promoção de jgos e regulação de regras é a mesma do vôlei, a FIVB, Federação Internacional de Voleibol.
A diferença entre o vôlei de quadra e o vôlei de praia
O ambiente do vôlei de praia é aberto e sobre a areia, enquanto o ambiente do vôlei é uma quadra.
O vôlei de praia é jogado em duplas e não há substituições, enquanto o vôlei de quadra conta com 6 jogadores em campo e 6 jogadores reserva.
No vôlei de praia, o bloqueio é contado como um dos três toques permitidos para cada equipe durante seu contato com a bola.
No vôlei de praia, há uma ocasião em que o jogador pode tocar a bola duas vezes seguidas: durante o bloqueio e no movimento seguinte.
Nos dois primeiros sets, as equipes trocam de lado na quadra de sete em sete pontos conquistados por qualquer uma delas.
As regras do vôlei de praia
Os fundamentos permitidos são os mesmo do vôlei de quadra: O saque, para iniciar a disputa por um ponto, o passe ou manchete, para receber a bola sacada, o levantamento, para levantar a bola e prepará-la para devolver ao campo adversário, o ataque, para tentar marcar um ponto, e o bloqueio, para tentar impedir o ponto adversário e devolver a bola ao outro campo.
Os jogos são divididos em 5 sets normalmente, sendo cada set o conjunto da conquista de 21 pontos por uma equipe. Entretanto, é necessário que a equipe tenha uma diferença de 2 pontos sobre a adversária. Caso uma equipe alcance os 21 pontos, enquanto a outra tenha alcançado 20, o jogo prossegue até que a diferença seja obtida.
É permitido que a bola encoste em qualquer parte do corpo do atleta durante o primeiro contato da equipe com a bola, como forma de defesa.
O saque pode ser executado em qualquer região do fundo da quadra.
Cada equipe tem direito a apenas dois três toques na bola antes de devolvê-la ao campo adversário, de forma que os jogadores não podem tocar a bola duas vezes seguidas.

Conheça as regras do Futsal – Fundamentos e história



O futebol de salão, também conhecido como futsal, é um esporte de origem uruguaia do século XX. É uma variação do futebol, tendo, portanto, estruturas e algumas regras semelhantes. Pode ser praticado tanto por homens quanto mulheres e em quadras tanto abertas quanto fechadas.

O chão da quadra, entretanto, deve ser uma superfície lisa em vez um gramado, como no futebol. É disputado por duas equipes, cada uma com 5 jogadores em campo. Devido às menores proporções, tanto da área da quadra quanto do número de jogadores, pode ser considerado um dos esportes mais populares do Brasil, ainda mais popular que o futebol.
Jogar Futsal: regras básicas e fundamentos

O objeto usado para a prática desse esporte é uma bola e o objetivo principal do futsal é a marcação de pontos através de gols. A instituição responsável pelos eventos e pelas regras do futsal é a FIFUSA, Federação Internacional do Futebol de Salão.

Os movimentos permitidos do futsal

Assim como no futebol, o uso das mãos para o manejo e o deslocamento da bola é proibido. Os fundamentos, ou movimentos, a seguir são comuns ao futsal e ao futebol.
  • Passe: É o ato de chutar a bola para um companheiro da equipe.
  • Drible: É o ato de enganar o adversário com uma série de movimentos e passar por ele.
  • Cabeceio: É o ato de golpear a bola com a cabeça.
  • Chute: É o ato de golpear a bola com os pés.
  • Recepção: É o ato de interromper o percurso que a bola esteja fazendo.
  • Condução: É o ato de manejar a bola de forma que ela se desloque pelo campo.

As posições no futsal e no futebol

  • Goleiro: Defende o gol do próprio time contra tentativas adversárias de marcar pontos.
  • Fixo: Semelhante ao zagueiro do futebol, tem função de defesa.
  • Ala esquerdo e ala direito: Tema função de ajudar no ataque, trabalhando nas áreas laterais da quadra.
  • Pivô: Também conhecido como atacante, principal responsável pela tentativa de marcação de gols.

As regras do futsal

  1. Cada partida de futsal tem 40 minutos de duração, sendo dividida em dois tempos de 20 minutos.
  2. O jogo é supervisionado por um árbitro.
  3. O uso dos braços, do tronco, da cabeça, das pernas e dos pés é permitido para o manejo e condução da bola. O uso das mão é proibido a todos os jogadores, com exceção dos goleiros.
  4. Em caso de falta, um jogador pode receber do árbitro um cartão amarelo ou um cartão vermelho. O cartão vermelho indica expulsão imediata, bem como três cartões amarelos para o mesmo jogador.
  5. O objetivo é fazer com que a bola atravesse a trave da área adversária do campo.
  6. A equipe vencedora é aquela que obtiver mais pontos ao final da partida.
  7. As cobranças de falta são semelhantes às do futebol: Escanteio, tiro de meta, arremesso lateral e arremesso de canto.

Conheça todas as regras para jogar futebol

futebol


O futebol é um esporte de origem inglesa do século XIX. É considerado o esporte mais popular do mundo. Pode ser praticado tanto em quadras abertas quanto em quadras fechadas e, embora seja mais praticado por homens, também é praticado por mulheres.

Regras do Esporte: coletivos, individuais e radicais » Esporte Coletivo » Conheça todas as regras para jogar futebolO futebol é uma modalidade muito comum em muitos eventos de âmbito internacional, tais como os Jogos Olímpicos e os Jogos Panamericanos. Além disso, há muitos torneios de futebol pelo mundo, sendo alguns dos principais a Copa do Mundo FIFA, a Eurocopa ou Campeonato Europeu de Futebol e a Copa Libertadores da América. É disputado por duas equipes, cada uma com 11 jogadores.

O objeto usado é uma bola e o objetivo principal do esporte é a marcação de pontos, que consiste em fazer a bola atravessar a trave adversária, encontrada na extremidade do campo. A instituição internacional responsável pela organização e fiscalização de eventos, bem como a regulação e manutenção das regras do esporte é a FIFA, Federação Internacional de Futebol.
O campo de futebol
Arco-penal: Delimitada por uma meia circunferência. Determina a distância a que os jogadores não envolvidos em penalidades devem permanecer durante a cobrança de falta.
Área de meta: Também conhecida como pequena área. Determina os limites da cobrança de tiros-de-meta e de tiros-livres indiretos.
Área penal: Também conhecida como grande área. Determina o espaço em que é permitido ao goleiro usar as mãos para defender a bola.
Linha Lateral: Delimita o espaço do campo. Caso a bola ultrapasse essa linha, deve ser marcada a falta e deve haver a cobrança de lateral.
Linha de Meta: Também conhecida como linha de fundo. Delimita o espaço do campo. Quando ultrapassada sem passar pelo gol, é marcada a falta e é cobrado o escanteio ou o tiro-de-meta.
Círculo Central: Delimita o espaço do toque inicial da bola.
Ponto Central: É uma marca, no centro do círculo central, onde a bola deverá ficar para receber o primeiro toque.
Linha de meio-campo: Divide o campo ao meio, delimitando as áreas de cada equipe.
Tiro penal: Também conhecida como marca do pênalti. Determina a distância para a cobrança de pênaltis.
As regras do futebol
Cada partida tem 90 minutos e é dividida em dois tempos de 45 minutos cada.
O jogo é supervisionado por um árbitro.
É proibido o uso das mãos para o manejo da bola. Podem, entretanto, serem usados os pés, as pernas, o tronco e a cabeça.
Para evitar que os jogadores do time adversário fiquem apenas na área penal do lado adversário, foi criada a regra do impedimento. Ela consiste em impedir ou invalidar um gol que tenha sido feito por um jogador quando não há pelo menos dois jogadores da outra equipe entre ele a linha de fundo adversária.
O vencedor da partida é aquele que conseguir fazer o maior número de gols.
Em caso de desempate, podem ser feitas duas prorrogações de 15 minutos ao final dos tempos.
Quando um jogador comete faltas, ele pode receber um cartão amarelo ou um cartão vermelho. Se receber dois cartões amarelos ou um cartão vermelho em uma partida, ele é expulso do jogo
Caso um jogador execute alguma agressão física sobre um adversário, o juiz deve marcar pênalti a favor do time adversário.
Quando a bola sai do campo pela linha de fundo, é cobrado escanteio se o último jogador a tocá-la estava na defensiva, e é cobrado tiro de meta se o último jogador a tocá-la estava no ataque. Nesse caso, o escanteio é a favor do time atacante e o tiro de meta, a favor do time da defensiva.

Pedrinho lamenta “gol bobo” do Santos em nova derrota do Corinthians



O meia Pedrinho lamentou na noite deste sábado o gol sofrido pelo Corinthians no estádio do Pacaembu, o único da vitória do Santos por 1 a 0, no clássico válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. De acordo com o armador, se não tivesse sido vazado na jogada individual de Arthur Gomes, completada por Gabigol, o Alvinegro tinha boas chances de sair de campo com um resultado melhor.

“A gente fez um grande início de jogo. Infelizmente tomamos um gol bobo que faz o time cair de produção, mas tentamos buscar o resultado. Sabíamos que seria difícil pelo entrosamento da equipe, mas infelizmente a vitória não veio. É pensar na quarta-feira e depois retomar”, comentou o armador, reconhecendo que estar na final da Copa do Brasil não ameniza a má campanha no Brasileiro.

“A gente fica pensando (na final), mas tem que tirar o mais rápido possível. Tem que sentir a derrota, mas tem que levantar a cabeça porque quarta-feira vai ser um grande jogo, uma final. Vamos trabalhar para sermos campeões dentro de casa”, concluiu o jovem canhoto.

Cada vez mais com o sinal de alerta contra o rebaixamento ligado, o Timão estagnou nos 35 pontos conquistados na tabela de classificação e pode fechar a rodada apenas dois pontos acima da zona de rebaixamento, a depender de uma combinação de resultados adversa.

Os comandados de Jair Ventura, que decidem o título da Copa do Brasil na quarta-feira, na Arena, contra o Cruzeiro, precisando vencer o adversário, voltam a jogar pelo Brasileiro contra o Vitória, no sábado, no Barradão, em duelo que se caracteriza como confronto direto contra o descenso.

Bahia vence e afunda ainda mais o lanterna Paraná no Brasileiro

Em duelo de dois times ameaçados pela zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, com o Estádio Pituaçu lotado, em Salvador, o Bahia venceu o Paraná Clube por 2 a 0 e respirou aliviado. Com o resultado, o time da casa chegou aos 34 pontos, na 12ª colocação. Já a equipe paranista segue na lanterna, em situação crítica, com 17 pontos.
Com o ferrolho armado pelo Tricolor da Vila, o jogo foi tecnicamente fraco e o placar só saiu do zero aos 39 minutos do segundo tempo, em cobrança de falta perfeita de Vinícius. Aos 44 minutos, Vinícius fez mais um para fechar a contagem.
Na próxima rodada, o Bahia vai ao Rio de Janeiro, onde encara o Botafogo, sábado, no Estádio Nilton Santos. Já o Paraná Clube encara o Flamengo, domingo, na Vila Capanema, em Curitiba.
O jogo – O time da casa começou a partida com maior posse de bola e, empurrada pelo torcedor, tentando pressionar. Aos três minutos, lançamento para Zé Rafael, que recebeu com liberdade, mas em impedimento. Contra-ataque paranista, aos nove minutos, Mas Alex Santana errou o último passe. Aos 15 minutos, troca de passes da equipe visitante, até que Alex Santana arrematou em cima de Douglas.
O Tricolor de Aço seguia com maior posse, mas não conseguia penetração na defesa paranista. Aos 16 minutos, Zé Rafael chutou de longe, direto pela linha de fundo. Aos 22 minutos, Léo fez o cruzamento e Ramires apareceu para testar raspando o travessão. Ramires cruzou mais uma, aos 25 minutos, e Richard tirou de soco para aliviar. Com a casa cheia, os jogadores do Bahia pareciam ansiosos.
Élber invadiu a área, aos 35 minutos, e chutou cruzado, pela linha de fundo. O arremate de longe era a principal arma baiana. Aos 35 minutos, foi a vez de Gilberto tentar o tiro, que passou com algum perigo por Richard. Boa jogada de Ramires, aos 43 minutos, cruzando para Zé Rafael pegar de primeira, para fora.
Para a etapa final, os times voltam sem novidades. Aos dois minutos, Bruno cruzou e Zé Rafael cabeceou para ótima defesa de Richard. O Tricolor da Vila armou um verdadeiro ferrolho, estava fechado na defesa. Gregore pegou rebote, aos nove minutos, e chutou de primeira, direto pela linha de fundo.
Outro chute de muito longe, com Flávio, aos 18 minutos, consagrando o goleiro Richard. Cobrança de falta de Gilberto, aos 22 minutos, rasteira, nas mãos do goleiro paranista. Aos 27 minutos, Vinícius cobrou falta na cabeça de Grolli, que não pego de jeito e viu a bola passar por cima da meta. O torcedor baiano estava impaciente na arquibancada e chiava com o time. Mas, aos 39 minutos, Vinícius cobrou falta com perfeição para estufar a rede. Aos 44 minutos, Vinícius, que entrou no segundo tempo, fez mais um para garantir os três pontos.
BAHIA 2 x 0 PARANÁ
Local: Estádio Pituaçu, em Salvador (BA)
Data: 13 de outubro de 2018, sábado
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
Assistentes: Leirson Peng Martins (RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)
Cartões amarelos : Zé Rafael (Bahia); Juninho, Andrey e Jhony (Paraná)
Gols
BAHIA: Vinícius, aos 39 minutos e aos 44 minutos do segundo tempo
BAHIA: Douglas; Bruno (Vinícius), Lucas Fonseca, Grolli e Léo; Gregore, Flávio, Ramires e Zé Rafael (Edigar Junio); Élber e Gilberto
Técnico: Enderson Moreira
PARANÁ: Richard; Júnior (Jhony), René Santos, Rayan e Igor; Alex Santana, Leandro Vilela, Deivid (Andrey), Silvinho (Nadson) e Juninho; Rafael Grampola.
Técnico: Claudinei Oliveira

Regras do Basquetebol

O basquetebol, ou simplesmente basquete, é um esporte coletivo praticado entre duas equipes. Ele é jogado com uma bola, onde o objetivo é ...